Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, S.P., Brazil
Meu email:jcmreina@hotmail.com

domingo, 29 de maio de 2011

Os 10 Mandamentos

Os 10 Mandamentos – A Revelação de Deus no Velho Testamento
Os 10 mandamentos são encontrados no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 20. Eles foram dados diretamente por Deus para o povo de Israel no Monte Sinai depois de Deus tê-los libertado da escravidão no Egito:

Então falou Deus todas estas palavras dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”

UM: ‘Não terás outros deuses diante de mim.’

DOIS: ‘Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.’

TRÊS: ‘Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.’

QUATRO: ‘Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.’

CINCO: ‘Honra teu pai e tua mãe’

SEIS: ‘Não matarás.’

SETE: ‘Não adulterarás.’

OITO: ‘Não furtarás.’

NOVE: ‘Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.’

DEZ: ‘Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.’

Os 10 Mandamentos – O resumo de Cristo no Novo Testamento
Cerca de 1.400 anos depois, os 10 mandamentos foram resumidos no Novo Testamento em Mateus 22, quando Jesus foi confrontado pelos religiosos fariseus interrogando-o para o experimentar, dizendo:

“Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:36-40).

*A pergunta que tenho é: Você segue os mandamentos? Você acha que consegue cumprir o mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Este é, na minha opinião, o mandamento mais difícil de se cumprir e o mais descumprido.
Penso que o mundo está cheio de religiosos hipócritas que não cumprem os mandamentos. Este é apenas um “post” para lembrarmos que existem mandamentos, digo para aqueles que se consideram cristãos.

11 comentários:

  1. Belíssima colocação João!.. Notamos muito, hoje em dia, a ausência desses ensinamentos na vida das pessoas.

    Beijocas super em seu coração e um lindo início de semana para vc!

    Verinha

    ResponderExcluir
  2. João.. Concordo plenamente com vc.
    Amar o proximo como a nós mesmo. é o mais dificil de se cumprir..pq geralmente olhamos os defeitos e não as virtudes das pessos. Deveriamos inverter..primeiro ver as virtudes..defeitos todos temos..
    Bela postagem....

    Só respondendo o seu questionamento..alta temperatura é quandop pasa de 1.200 graus.
    Tem esmaltes que não aguentam esta temperaturas.
    existem esmalte proprios para alta.
    Os vermelhos geralmente são de baixa. Mas nem todos. Existem exceções.
    Obrigada pela sempre simpatica visita e cometário!
    Uma excelente semana pra vc!
    Bj
    Ma

    ResponderExcluir
  3. Nem creio que é difícil, mas, preocupados consigo mesmos, os seres humanos se esquecem do próximo.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, João
    Excelente postagem. Foi bom vc tocar nesse ponto fraco: a tal da hipocrisia. Ouso dizer que muito poucos respeitam, seguem, conhecem, lembram dos 10 Mandamentos. Se só se lembrassem e aplicassem o Amor ao Próximo, já seria um grande adianto. Muito bom para refletir nesta noite de domingo! Beijokas e uma semana comprometida com a felicidade!

    ResponderExcluir
  5. Uma bela lembrança João,
    às vezes a gente diz que crê, que ama, que segue, que respeita...mas quando é para colocar em pratica este amor a Deus fica muito a desejar

    bjs e uma boa noite

    tem aniversário no niver

    ResponderExcluir
  6. oi. obrigado pela visita e pelo comentario.

    sobre seu POST: ao ler o livro ''o caçador de pipas'' do escritor Kaled Rosseini (sera que escrevi certo rs) pensei numa frase dita pelo pai de Amir Jan :''o unico pecado é roubar, este é o unico e maior dos mandamentos'' ao questionar o por que Amir ouviu mais ou menos esta explicação ; '' quando alguém mata uma pessoa, ela está privando os filhos desta de serem amados por um pai, de realizar os sonhos deste, descontroi tudo aquilo que o grande profeta Cristo pregou, está roubando aquilo que deus deu a cada um a ''vida'', quando uma pessoa mente, ela está roubando de alguém a oportunidade da verdade, quando uma pessoa trái: está tirando de alguém a chance de ser felis e rouba de sí mesmo ....'' Depois disso percebi que talvez não seja tudo isso uma inverdade e tenho comigo que realmente o maior pecado é roubar...

    Amar o proximo nos dias de hoje é uma dos grandes obstáculos do século, principalmente na era em que tudo é muito rápido,: amor, sexo fámilia, amigos...tudo muda na velocidade da globalização, acaba se amando mais as ''coisas'' do que as pessoas.


    Grande abraço e se cuida.

    ps repetitivo : tá maneiro sem barba (rs)


    até mais

    ResponderExcluir
  7. corrigindo...FELIZ É COM ''Z'', ESTE TC ACABA COM MINHA VIDA . ATÉ MAIS

    ResponderExcluir
  8. Oi João
    Eu sou Cristã mas nunca direi que sou certinha e faço tudo conforme a lei de Deus.
    Claro que tento.
    Mas na minha humanidade nem sempre consigo!
    Mas a cada novo dia vou buscando me edificar e ser melhor, corrigir meus erros.
    Não é hipocrisia ... é o desejo de seguir o caminho que agrada a Deus, embora seja dificil, não custa tentar.
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá João, gostei muito do post! Você tem razão. É muito fácil julgarmos os outros, é muito cômodo colocar a culpa no outro, mas e quanto a nós? Principalmente aqueles que se denominam cristãos, como você disse, e estou inclusa nesse meio, o que estamos fazendo para demonstrar que seguimos esses mandamentos? Será que não estamos apenas pregando-os e esquecendo de colocá-los em prática?! É fácil amar, na minha opinião, o difícil é amar a todos, até mesmo àqueles que nos fazem mal. Mas quando se prega o amor ao próximo, é ao próximo e não só ao amigo. Seria hipocrisia de minha parte dizer que nunca me chateei com alguém, que nunca xinguei, ou que nunca disse "eu quero que você exploda!", pois eu já fiz isso tudo. Só acredito que isso é próprio do ser humano, sendo cristão ou não. O que diferencia todos nós, já que todos fazemos isso às vezes, é que uns arrependem-se e outros não (falo de se arrepender de verdade, não apenas para ganhar uma absolvição; e claro, cristãos ou não podem arrepender-se; na verdade, há cristãos que não se arrependem, e outros, que mesmo não sendo cristãos, arrependem-se, enfim!). Uns falam certas coisas da boca pra fora e outros realmente desejam tudo o que estão falando. Uns amam e querem ajudar os que erraram e outros querem vingança. E por aí vai... O importante é ter em si o desejo de mudança, o amor pelo outro, independente de ser cristão, budista, mulçumano ou mesmo ateu.
    Bela postagem.

    Beijos,
    Débora.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Passando pra conhecer e lendo os dez mandamentos...

    BJs

    Catita

    ResponderExcluir
  11. Oi, João
    Passando pra te deixar um beijinho e te desejar um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Seguidores